Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Artistas do volante


Ando muitas vezes de automóvel e vou observando as diferentes qualidades de condutores. Há os azelhas que não atinam com a "regueifa" e mesmo em vias-rápidas são capazes de ir a 50Km/h como se o carro lhes fosse fugir; há os normais e há aqueles que se julgam os "artistas" lá do sítio. Tenho para mim que as pessoas se transformam ao volante. Não sei bem que se lhes passa pela cabeça mas mesmo pessoas pacificas se transfiguram quando ao volante de um automóvel. Não consigo entender que na estrada onde deveriamos todos ser extra-cuidadosos haja pessoas tão displiscentes que coloquem todos em risco com manobras arriscadas, de modo a mostrarem-se os mais dotados pilotos. Ainda hoje, estava eu na estrada muito tranquilamente e um gajo guina para o lado como se não houvesse amanhã. Por acaso deu-me tempo de travar e nada aconteceu mas poderia ter acontecido.


Eu até já tracei um perfil:


- Homens entre os 20 e 40


- Em carros alterados ou em Seats Ibizas ou Fiats Punto (pode haver variantes mas normalmente são estes)


- Colam-se na trazeira dos outros carros a ver se pressionam (sim, porque eles é que têm pressa) ou fazem manobras arriscadas de ultrapassar pela direita para depois guinar novamente à esquerda).


Se tivessem mais juizinho e civismo ficariamos todos a ganhar. Outros artistas do volante são os camionistas, mas isso daria um novo e longo post. Mas quer uns quer outros, tenho a certeza que se tivessem mais civismo a conduzir as nossas estradas seriam muito melhores e mais seguras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outros fios de vida