Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ortografia e educação


Uma das coisas que mais me impressiona quando leio blogs, notícias ou mesmo notas é a quantidade de erros ortográficos que se dão. Não me refiro ao novo acordo ortográfico porque esse ainda não entendi quem é que o vai cumprir, é uma aproximação absurda do português ao brasileiro. Refiro-me a erros graves que aparecem nos mais diversos meios de comunicação social, desde o jornal à televisão, blogs (há blogs de fugir, que me apetece logo, logo fechar) até comunicados e comunicações. Nem sei se a culpa é das pessoas, se das instituições de ensino, dos professores, ou do sistema... Mas que é grave é e mostra bem o que dá o ensino ao reconhecer competências. Atenção que não sou contra o reconhecimento de competências mas pergunto-me como é que pessoas que nunca fizeram, por exemplo, o 12º ano ou o 9º ano por terem trabalhado têm equivalência em termos académicos.

9 comentários:

  1. Também fico assustada com a quantidade de erros ortográficos que vejo...mas nunca digo nada com receio que as pessoas se ofendam...bj:)

    ResponderEliminar
  2. Está em curso a recolha de assinaturas para uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico.

    Texto, informações e impressos de subscrição em http://ilcao.cedilha.net.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa??

    Sabes algo sobre validação de adquiridos?

    As pessoas que passam pelos Centros Novas Oportunidades, são as que dinamizam os blogs?




    kiss kiss

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. eu abomino os erros e fico triste quando vejo pessoas letradas a derem erros graves de gramática e ortografia. kis

    ResponderEliminar
  5. lembrei-me de que aqui há dias no programa da língua do infante ele dizia que a palavra chinês não precisa de acento circunflexo , mas cá para mim enganou-se com certeza, não achas?

    ResponderEliminar
  6. Oi,
    Adorei conhecer seu blog.
    te seguindo pra saber de tudo q rola por aki.

    Bjs,
    Rafaela

    ResponderEliminar
  7. Espero que tenhas encontrado muito poucos para os meus lados. Mas muitas vezes têm a ver com falências, que surgiram á muito tempo, mas que nunca foram ajudados e se calhar, nunca quiseram ser ajudados...

    Beijo e bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
  8. acho que acabamos por nos conformar e nos fartamos de corrigir..

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos! Obrigada pelos comentários deixads sobre esta questão da ortografia. A verdade é que é uma questão que me preocupa pois o desconhecimento da lingua é preocupante e espelha o grau de interesse de um povo pela sua própria cultura. Relativamente ao reconhecimento de competência, Mgic Women, não sendo professora toda a minha vida vivi rodeada por eles e, não tenho nada contra pois osconhecimentos que adquirimos ao longo da vida são muitos e de muito interesse mas não vejo como podem passar pessoas que sabem tão pouco escrever ou ler e equipará-los ao 9º ano ou 12º ano, apenas isso. Mas, infelizmente, mesmo as pessoas com o 12 º ano e cursos superiores dão mais que muitos erros.

    ResponderEliminar

Outros fios de vida