Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ser feliz é...


Ser feliz é...?

Cada vez me convenço mais que existem diferentes formas de ser feliz. Antigamente, rapariga de 30 anos que não tivesse namorado ou não fosse casada era a pessoa mais infeliz aos olhos da sociedade. Mulher que não tivesse homem na cama era porque não o conseguia manter lá e, a sociedade era implacável com ela. Sim, porque certamente que era ela a culpada!

Hoje já não é bem assim, embora o "estigma" continue. Rapariga aquem não conheçam namorado até uma certa idade (leia-se até aos 30) vai ficar solteira, e todos comentam. Mas a mentalidade das mulheres (e do mundo)foi, felizmente mudando. Hoje, não tem mais sentido ser infeliz no casamento. Para quê aguentar um homem que não nos dá o valor suficiente, que nem aquece os pés durante a noite? Porquê é que para morar junto se tem que casar? Porque é que o casamento não tem sentido sem filhos? Porquê ter um ralacionamento sério?

Se pensarmos bem parece que a sociedade está sempre a ditar as etápas da nossa vida que são tidas como aceitáveis. Senão reparemos, antes do casamentos todos perguntam quando se casa, depois de casar quando nascem os filhos e depois... quando é o divórcio, ou o segundo ou o terceiro e por aí fora...

Eu defendo que exisem diversas formas de felicidade e que o importante é sermos fieis a nós mesmas e aos nossos princípios. Sei que sou bastante conservadora nalgumas coisas como por exemplo, quero casar e ter filhos e por esta ordem. Mas por outro lado, antes de ter um ralacionamento sério quis viajar, gozar a vida e a liberdade e, por isso, talvez hoje seja mais segura que quero estar como o Mais-Que-Tudo e das prioridades na minha vida. Mas não tem que ser assim.

A minha mãe, mulher moderna mas casada desde os 21 anos com a mesma pessoa, depois de namorar 6 (nem vale a pena fazer contas), feliz e muito senhora de si disse-e muitas vezes que nos temos que bastar a nós mesmas e não depender de nenhum homem. Se estamos com eles é porque queremos, porque somos mais felizes com do que sem. Se assim não for não faz sentido, há tantas coisas a fazer sem ser apenas centrar a vida numa relação, tanto amor para dar e tanta gente a precisar.

Concordo plenamente! Também já sofri por amor e pensei que o mundo acabaria ali mesmo. Também já pensei que nunca encontraria o amor e a relação que idealizava. Pensei que o mundo girava à volta disso porque é isso que a sociedade como que impõe. Mas um dia, depois de uma longa conversa com a mãe, atrevi-me a olhar o horizonte e surpreendi-me. O sol destapou e uma coisa levou à outra com o Mais-Que-Tudo a espreitar no caminho! Porque me atrevi!

Então ser feliz é...
É alguém que nos aquece os pés? Sim, sem dúvida! É alguém que nos abaraça quando é preciso e chama à terra quando nos esquecemos na lua? Sim, claro! Alguém com quem partilhamos coisas boas e más? Sim! Mas é também muito mais! É sentirmo-nos bem na nossa pele, rir-mos, brincar, querer mais e tratar a vida por tu.
E para vocês?

1 comentário:

  1. Infelizmente não sei o que é isso de ser feliz por nós próprias, tenho namorado há muito tempo mesmo e confesso que me assusta muito pensar na ideia de estar por minha conta. E acredita que não me orgulho de dizer isto, queria muito ser mais segura de mim própria!

    ResponderEliminar

Outros fios de vida