Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

9 anos


Faz hoje já 9 anos desde o 11 de Setembro. Data que fica para sempre marcada pelo mais violento ataque terrorista em solo americano. Mas também porque é simbolo da intolerância religiosa. Hoje como antes pessoas inocentes morreram porque uns não aceitam a religião de outros. E, neste capitulo, a humanidade é pródiga em episódios tristes...
Lembro-me tão bem desse dia 11/09. Estava em casa a estudar para um exame da época de Setembro e o mano ainda miudo em casa a ver TV. Depois de almoço, a preparar-me para recomeçar ouço um "Manaaaaaaaaaaaa" (sim, ele chama-me mana desde sempre). Vou à sala onde ele estava e ali ficamos os dois de boca aberta a ver o primeiro atentado. Segundos depois e em directo vemos o segundo. Mudos, de olhos arregalados sem entendermos bem o que se passava. Foi indescritivel e, mesmo agora ao escrevê-lo me sinto arripiar!

Eu assumo-me como católica e não me interessa se o meu vizinho é mulçulmano, judeu ou evangelista desde que cada um respeite o espaço e a crença do outro. O Deus é o mesmo, só com roupagens diferentes. Mas os homens aproveitam-se da religião para com ela justificarem a sua maldade. É o que faz um grupo chamado Al Qaeda que desrespeita tudo e todos e pensa poder fazer a justiça de Deus na terra. Mas o que existe por trás deles é apenas terrorismo mascarado de religião. A religião , qualquer uma, é paz não guerra.

E, por isso, este mundo que há 9 anos acordou para uma realidade que não mais nos largou mas que não era novidade, está um pouco mais triste e pobre porque foi como abrir uma caixa de Pandora dos tempos modernos. (E depois há senhores como aquele reverendo nos EUA que por 5 minutos de fama fazem uma triste figurinha)

1 comentário:

  1. Foi um murro no estômago, um sentimento de impotência. Saber que estamos sujeitos, a qualquer momento, a um acontecimento trágico como esse e outros que se seguiram. Foi um dia que mudou o Mundo, infelizmente, para pior!

    ResponderEliminar

Outros fios de vida