Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Respeito


Ao ler o post da AmorPerfeito lembrei-me de uma situação passada também num hospital público deste país. O meu avô, um senhor de oitenta e muitos anos, deu entrada no hospital através do INEM chamado a casa pois ele não se sentia nada bem. Deu, então, entrada na urgência onde permaneceu não umas horas mas quase dois dias numa maca, no meio de um corredor. É certo que estava a ser observado e que o tratamento foi iniciado mas isso não fez com que tivesse cama antes desses dois dias. Nas primeiras horas nenhum médico explicou fosse o que fosse que ele tivesse nem sequer o fizeram no final do primeiro dia. No segundo dia e achando que não podia ser, toda a família começou a ligar a todos os médicos que se lembrasse que conhecia em posição de pedir informações para o serviço de urgência. Deve ter sido uma avalanche de telefonemas pois somos muitos. Tanto mais que no final do dia o médico apareceu na hora da visita, a transferência para uma unidade foi feita e com isso arranjaram-lhe uma cama decente onde ficar. Tanto mais que o médico pediu, muito educadamente, para se centralizar o pedido de informação.

Então digo eu: que tal prestarem informação às pessoas? Estão frágeis e débeis, as famílias estão preocupadas, nestas alturas o pior é a falta de informação. Por isso, senhor doutor é beinfeita que tenha passado o dia a receber telefonemas. Dê informação que já não acontece! E imaginem se todos fizessem isto!

Acho louvável o trabalho médico mas não mais que outro trabalho que lide com pessoas. Todos merecem respeito quando são respeitadores!

Se me faltam ao respeito seja onde for acuso logo o toque. Não pago os impostos que tenho que pagar, não sou educada? Então, respeito é o minimo!

3 comentários:

  1. A minha avó já desmaiou num corredor do hospital, porque o serviço demorou demasiado tempo. Acho que a culpa não é dos médicos, mas sim do sistema de saúde que faz com que os médicos trabalhem assim. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  2. Sim, não acho que seja dos médicos mas sim do sistema que faz com que trabalhem daquela forma. O nosso sistema de saúde deveria ter regras relativamente à prestação de informações e tempos de espera em urgências. Desconheço se tem mas, por outro lado, há hospitais que não têm condições para receber as pessoas, infelizemente. Em vez de TGV e aeroportos megalomanos poderiamos pensar em construir hospitais...

    ResponderEliminar
  3. Já nem sei o que dizer... que forem más ou boas notícias, mas que sejam dadas!

    ResponderEliminar

Outros fios de vida