Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ora vamos lá ver se nos entendemos

Eu não gosto de discutir política (nem religião já agora) mas não posso deixar de comentar o seguinte, para que não nos esqueçamos (tenho visto uns zuns zuns aí pela blogoesfera).
Quem estudou história da economia portuguesa (ou não, na verdade não é assim tão importante para o caso), sabe que durante a DITADURA de Salazar (não esquecer essa grande conquista que é a liberdade de expressão dentro dos limites, ou seja, não podemos insultar quem nos apeteça e sem fundamento) NÃO foi o tempo em que estivemos melhor. A não esquecer:

1- Estavamos "orgulhosamente" sós com as nossas bonitas colónias que não sabíamos explorar convenientemente;

2- Estivemos numa guerra com as colónias só porque elas queriam ser independentes (pois)

3- Metade da população viva na miséria e não tinha instrução (não, não é como agora. era infinitamente pior). Muitos luxos que agora temos como dados não existiam e as pessoas nem podiam sonhar com eles;

4- Não havia liberdade de expressão, pensamento nem massa critica (os intelectuais saiam do país)

5- Tínhamos muito ouro no Banco de Portugal. Para quê? Lá não serve de nada, principalmente num país de miséria.

Senhores que andam por aí a chamar por Salazar, pensem um pouco (não precisam de pensar muito): naquela altura não era nada melhor que agora. Nunca Portugal cresceu tanto como nos últimos 30 anos!

Concordo que o país está mal, que a nossa classe política é vergonhosa e que a crise que agora se vive é preocupante. Mas é-opor comparação com outros países da dita Europa Ocidental. Temos que nos comparar com os melhores não piores. E, sobretudo, não desejar que venha um Salazar. Pensamentos desses são perigosos (e tão fáceis de ter em momentos de crise). Foi assim, que um senhor de bigode chegou um dia ao poder na Alemanha. Tenho dito.

7 comentários:

  1. e como tal, concordando contigo, nao comento!

    Maria

    =)

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que Salazar teve coisas boas e más para o país. Nem vou entrar por aí. Mas se fores à minha aldeia no Norte, todas as pessoas que viveram no tempo de salazar e depois dizem que viviam melhor com salazar. A vida era dura? sim. Mas a minha região tinha uma economia desenvolvida, havia trabalho e produzia-se riqueza, nas fábricas que existiam. Agora não há lá nada. Mas concordo nos pontos todos em que criticas Salazar... Ha e em relação à educação, a malta no tempo de salazar tinha instrução gratuita pelo menos até à 4ª classe. E digo-te não os acho pouco instruidos. O meu pai, e o meu tio, com 4ª classe, sempre souberam mais de matemática, geografia e história de portugal do que eu! Bjinhos :) Política e religião só dá nisso :)

    ResponderEliminar
  3. Dina, acredito no que dizes sobre o teu pai e tio. A verdade é que se facilitou na educação em alguns graus de ensino. O que aconteceu na tua aldeia (e em tantas outras no interior do nosso país) não se deveu à queda de Salazar mas ao correr do tempo e às mudanças mundiais. Houve muitas falhas, claro, não o nego mas digo como Churchill: a democracia é o melhor dos maus sistemas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. concordo contigo a 100% e é assustador as comparações que se estabelecem entre a época desse senhor e as dificuldades actuais. porque descontextualizando é sempre fácil chegar a conclusões erradas e precipitadas.

    os erros e grande falha no "esquecimento" do interior, e consequente sobre-valorização da costa litoral do país, não é uma questão ditadura-democracia. é má gestão e planeamento. ligeiramente diferente, penso eu.

    me-do. muito medo o que se ouve por aí. e se esse senhor teve coisas boas eu desconheço, para além do facto de, na altura, andar tudo na irreal e, deixa-me acrescentar, estúpida ignorância de que tinha tudo para ser feliz)

    ResponderEliminar
  5. Fios de Vida, gostei do teu texto e comentários e estou de acordo contigo!!

    ResponderEliminar
  6. Se eu deixar de me alimentar, de andar calçada, poupo bastante. Se calhar fico com a conta bancária bem recheada. O sr. Salazar tinha os cofres do país cheios de ouro e dinheiro, mas o povo português pagou bem por isso. Enfim, não vivi nessa época, mas os meus avós nem sapatos tinham para calçar, e na mesa havia aquilo que se cultivava, mais nada...se isso é viver bem então não sei o que será viver mal...bj

    ResponderEliminar
  7. Não defendo Salazar, aliás, não defendo ninguém... nem por mim coloco as mãos no fogo! lol

    Mas de uma coisa não o podemos acusar: ladrão.
    Morreu pobre e lutou pelo país, não pelo seu bolso!

    ResponderEliminar

Outros fios de vida