Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Do outro lado da linha...

Conversa tida hoje por telefone com uma senhora de uma repartição de Finanças perto de si ( recebemos na empresa em meados de Outubro uma carta das Finanças por uma dívida que não existia em lado nenhum, e que tenho os comprovativos de pagamento dentro dos prazos legais e sem multa nenhuma. hoje quando recebemos segunda missiva e porque da outra vez tinha coincidido com um aviso de pagamento de um imposto de selo que deveria ter sido pago em Agosto mas com as férias não tinha, confundi-me toda e liguei para as Finanças).
Atende-me uma ranhosa do outro lado da linha com quem tive uma conversa mais ou menos como a seguinte:

Eu: Boa tarde, gostaria de uma informação. Blá blá, para onde posso enviar o comprovativo de pagamento?

Ranhosa (R): Diga-me o número do processo.

Eu: blá blá

R: Vou ver no sistema (clique clique). Só um minuto que encravou (LOL). Ah, isso é de um outro processo. É que aquele que pagou pagou as custas e agora tem que pagar a multa.

Eu: O quê? Do mesmo processo? Mas é que este tem número diferente...

R: Sim. É que uma coisas são as custas e outra a multa, entende?

Eu: Não, sinceramente o que me diz não tem muito sentido. Então as custas não é a multa? Pago duas multas pelo mesmo acontecimento?

R: Não me está a entender. Uma coisa é a multa outra as custas. (quase a soprar como se estivesse a dar uma super explicação e a pessoa do outro lado não a estivesse a entender).

Eu: (WTF!!!) Estou a entender muito bem só que não me parece que tenha sentido o que me diz (ou sequer que isso seja possível).

R: Venha cá e traga os papéis e respectivos comprovativos que não me está a entender... (novo bufo)

Eu: Olhe agradeço o seu tempo mas quem não está a entender é a senhora... Não está a falar com uma "iletrada" (e que estivesse, ora essa). Vou-me informar por outra via e se for o caso irei aí.

Desligo. Ligo à advogada que em 2 minutos me diz que são dois processos, por duas causas distintas. Que as custas são a multa e assunto arrumado. O que está em aberto é por razão diferente e erro do sistema, quase de certeza. Pagamento feito dentro do prazo.
Será que posso pedir indemnização às Finanças por tempo perdido com gente que não sabe o que diz?

(e é nestas alturas em que penso nas pessoas que não se sabem defender desta gentinha que lá por trabalhar nas Finanças não quer dizer que saibam o que dizem no que do património se trata...)

1 comentário:

  1. De vez em quando encontra-se uma "alminha" assim, felizmente nem todos os funcionários que nos atendem são dessa estirpe!! bj:)

    ResponderEliminar

Outros fios de vida