Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que faz duas pessoas estarem juntas


Nos últimos tempos tenho-me perguntado o que faz duas pessoas ficarem juntas por anos e mesmo uma vida. Claro que não pode ser só a paixão, daquela assolapada que não deixa dormir nem trabalhar. Essa vai-se aos pouquinhos (embora deva ficar sempre alguma mas usada com mais moderação). A amizade e o companheirismo é certo que são importantes mas não são razão para se estar com outra pessoa, porque também os recebemos dos amigos e não é por isso que desejamos partilhar todos os instantes da vida com eles.

Sinto (e é apenas um sentimento) que o que faz as pessoas amarem-se e desejarem estar com outra pessoa apesar das dificuldades e dos desafios do dia-a-dia é o desejo forte de estarem com o outro mesmo (e sobretudo) quando o dia corre muito mal, olhar para o outro e pensar "podia passar a minha vida contigo", pensar no futuro e nos filhos e imaginá-lo como pai/mãe deles, as gargalhas e as lágrimas que se misturam, os abraços apertados que contêm o mundo, as saudades e todo esse universo de nadas que fazem o todo e distinguem o amor da amizade. O amor é só mais um passo na amizade.

6 comentários:

  1. Embora o amor seja mto importante acho que o que mantém duas pessoas juntar por um período grande de tempo é a amizade, o companheirismo, a confiança...
    Porque um amor é um acréscimo a todos estes factores...

    ResponderEliminar
  2. Não podia mais concordar ctg! :)
    Namoro há 9 anos e meio.. e como se deve calcular, já tivemos muitos maus momentos, e muitos bons.. e o incrível é que conhecemo-nos no 10º ano, éramos da mesma turma, fizemos o 11º e 12º ano juntos, e depois na universidade fizemos o mesmo curso na mesma turma... imaginem o que é viver TODOS os dias, desde os 16 anos com a mesma pessoa.. paixao?? sim.. no inicio e até hoje, mas com mais e menos intensidade.. mas o que nos une, é o desejo forte de estarmos um com o outro, é a amizade, o companheirismo.. e o amor...

    ResponderEliminar
  3. amor, muito amor! sempre e acima de tudo. amizade e muita partilha, do bom e do mau. confiança e respeito. e vontade, muita vontade em fazer a relação funcionar, porque é sempre mais fácil desistir à primeira adversidade.

    beijos
    *vou mandar-te um email

    ResponderEliminar
  4. O meu post de hoje é sobre este tema. Não há perfeição em nenhuma relação, mas se houver amor, amizade, repeito e muita vontade de lutar por tudo isso, acho que vale muito a pena estar com alguém. bj!

    ResponderEliminar
  5. E nem sempre é fácil perceber se passámos a barreira, tanto para o lado da amizade como do amor. Eu, depois de 10 anos, dei por mim a sentir-me mais amiga do meu namorado do que verdadeiramente namorada, e essa foi uma das razões pelas quais decidimos nos separar.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com o último parágrafo. É ficarmos felizes por a outra pessoa estar a dormir quando sabemos que não descansou de noite, é entrar na cama devagarinho só para ficar a vê-lo dormir, é olhar para ele e ver a minha vida, uma parte de mim, o meu futuro, alguém que me admira, me apoia, me ajudou a crescer. É querer chegar a casa e poder abraçá-lo. É a vontade de partilhar a mantinha do sofá, discutir para ver quem fica com a parte maior do bolo mas acabar sempre por ser dividido ao meio. É estar com a outra pessoa nos momentos maus, segurar-lhe a mão. Para mim que estou a fazer 9 anos de namoro é tudo isto.

    ResponderEliminar

Outros fios de vida