Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

Existem regras nas relações?


Nunca ninguém disse que as relações eram fáceis, sejam elas de amor, amizade ou simplesmente de trabalho. Mas se há umas, como as de trabalho que o intereresse a maioria das vezes é manter o melhor possivel, de preferência que rolem sem grandes sobressaltos e as de amizade é preciso ir alimentando, convivendo e a um entendimento se chega sempre que há divergências, as de amor são outra questão e funcionam segundo regras próprias que não estão escritas em lado nenhum e que não são, sequer, iguais para todos.


No outro dia, com uma amiga de sempre, a conversa descaiu para isso mesmo a propósito de uma amiga comum e de como estavamos preocupadas com os altos e baixos da relação dela. De facto, viveu feliz com namorado durante quase 6 anos. Quando acharam o momento certo e porque já se conheciam, decidiram dar mais um passo na relação e compraram casa juntos. Aí tudo começou a mudar. Ora era porque ele deixava tudo fora do lugar, não ajudava a arrumar e limpar bem pelo contrário, ora porque gastava de demasiado em roupa e nada em coisas para a casa a relação começou a desgastar-se. Ao fim de um ano de vida juntos e após 6 de relacionamento, as coisas começaram a tremer. E, aí, começou a dança do entra e sai de casa que se arrastou por mais um ano.


Isto para dizer o quê? Que, reflectindo aqui com os meus botões, as relações não têm regras proóprias, que cada é uma, e que somos nós que estamos nelas que as vamos definindo ao longo do tempo e, isso é que as torna tão complicadas... Como é que se consegue o equilibrio? Nem sempre o tempo que se conhece o outro parece ser suficiente porque também conheço outras relações (como a minha por exemplo) em que ao fim de muito pouco tempo as pessoas estão a morar juntas e são felizes. Eu, por exemplo, ao fim de mais ou menos um mês estava a morar com o mais-que-tudo. Loucura? Sim, alguma mas já lá vão quase dois anos e tem corrido muito bem, não me vejo de outra forma.


Então, que mantém as relações vivas e a valer a pena investir nelas? Porque é que algumas resultas durante um longo periodo de tempo e depois, quase de um momento para o outro, parece que deixam de funcionar como um todo?

3 comentários:

  1. Olá as relações têm a ver com as atitudes e com o carácter dos intervenientes. kis e bom fim de seman.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que devem existir algumas regras... porque chega a um ponto em que estoiras e começas a mandar vir só porque te apetece. Se vale manter as relações vivas e investir? Vale... não o podes é fazer sozinha...

    ResponderEliminar
  3. Sim, concordo com ambas. As relações e o seu estado são muito fruto daquilo que somos e das atitudes que temos. E, também concordo, Sissy que devem existir regras ainda que não ditas para não haver mal-entendidos. E vale sempre a pena amar, desde que se seja amado de volta na mesma medida:-)

    ResponderEliminar

Outros fios de vida